Logo

Como Jogar

Para começar a jogar mínimo você precisará de papel, caneta e 4 dados Fudge.

Sinta-se livre para modificar, criar ou tirar qualquer regra do jogo, o importante é todos estarem se divertindo

Ei, se você estiver procurando por uma versão mais "física" das regras você precisa conhecer o Mini Manual

Dado Fudge?

Um dado Fudge tem duas faces com o sinal de +, duas com o de -, e duas em branco (neutros). Ele pode ser encontrado em lojas especializadas. Caso você não tenha acesso a um, você pode usar um dado comum:

Quando escolher o mínimo?

mínimo foi criado pensando em aventuras simples com início, meio e fim em uma única sessão, elas são conhecidas como one-shot. Por sua simplicidade em regras é um sistema perfeito para introduzir novos jogadores de todas as idades ao RPG. Praticamente qualquer ideia maluca pode ser executada usando mínimo, a sua imaginação é o limite!

Para quem o Mínimo é indicado?

Mínimo valoriza a ficção acima das regras, sendo ótimo pra jogadores iniciantes, mestres ambiciosos, pessoas que gostam de fazer “regras da casa” e alienígenas robôs tentando entender o que são sentimentos.

Esse é um jogo cooperativo

Você deve ter percebido que nós temos poucas regras e deve estar pensando “então eu posso fazer o que eu quiser?”. Resposta curta: não. Resposta longa: sim, desde que faça sentido na narrativa. O mínimo é um jogo cooperativo e o sucesso da narrativa depende da boa vontade de todos. Ideias podem, e devem, ser discutidas, inclusive as que vierem do mestre.

Criando sua ficha

Cada um com papel e lápis em mãos, vamos começar a criar personagens!

1 - Meu nome é Ghrotar.

Escreva “Meu nome é” e o nome do personagem.

2 - Eu sou forte, intimidador, resistente, rápido e determinado.

Em seguida escreva “Eu sou” e dê 5 características boas ao seu personagem.

Eeei, caso você tenha dificuldades nessa parte, você pode dar uma olhada na nossa Tabela de Características

3 - Mas também sou feio, tenho pavor de aranhas e não consigo falar com mulheres.

Lembre-se: ninguém é perfeito. Escreva “Mas também sou” e dê 3 defeitos ao seu personagem.

4 - Eu estou com sono.

Aqui você escreve “Eu estou”, mas deixe esse campo em branco até que o mestre interfira.

Os personagens podem ser afetados temporariamente com status que serão adicionados pelo mestre durante a narrativa. No caso de sono, Ghrotar pode ter dificuldades em ações que exigem sua atenção. Quando ele dormir, remova esse aspecto da ficha.

5 - Eu tenho um machado de batalha bem grande.

Abaixo o último campo anotado escreva “Eu tenho” e complete com tudo que o aventureiro pode estar carregando, incluindo objetos que forem encontrados durante a aventura.

É recomendado que o jogador escreva pelo menos 1 item que ele carregue com ele sempre no início da aventura, mas isso está a critério do mestre da vez.

6 - Todo mundo morre um dia

Desenhe 3 quadrados na sua ficha, eles serão seu indicador de vida. Toda vez que algo te ferir, faça um risco diagonal dentro de um dos quadrados, ou um X em casos mais graves, ou de acordo com a indicação do mestre. Quando as 3 caixas estiverem marcadas, já era, seu personagem morreu.

Mestre: (...) o goblin acertou uma pedra na sua cabeça, marca um ferimento, Ghrotar, e você também vai ficar tonto.

Nesse caso Ghrotar marcou seu primeiro ferimento, e também recebeu uma condição que ele deve adicionar em Eu estou.

7 - Background *Não Obrigatório

Converse com seu mestre e colegas jogadores e escreva um pequeno parágrafo sobre quem é o seu personagem e como ele se envolveu na trama, ou seja, seu background. Isso vai te ajudar a interpretar e a encaixar ele na história. A princípio isso é opcional, mas pode se tornar uma regra.

Rolando os Dados

Quando você quiser executar uma ação que não tem garantia de sucesso, você vai precisar rolar dados. Role 4 dados, e, se a maioria dos resultados for positivo o personagem executa a ação sem problemas, se o resultado for negativo, ele falhou. Por exemplo:

Nesse caso há mais resultados positivos que negativos, então o jogador passou no teste, mas e se o resultado for neutro?

Cada personagem possui qualidades e defeitos, e durante a aventura eles podem receber status temporários e/ou ganhar novos itens. Chamamos esses detalhes de características. As características de seu personagem podem ser invocadas tanto pelo jogador quanto pelo mestre, elas podem ajudar a definir se o personagem está em vantagem ou desvantagem em uma determinada situação..

Jorge: Como eu sou forte vou golpear essa aranha gigante no meio da fuça dela!

Mestre: Mas você tem muito medo de aranhas e ela é ágil.

Jorge invocou sua qualidade “ser forte” e o mestre invocou seu defeito de “ter muito medo de aranhas” e a qualidade da aranha que era “ser ágil”. Como há mais caracteristicas contra Jorge que ao favor, ele ficou em desvantagem, por isso, infelizmente, ele falhou.

Se o número de características a favor forem maior que as contra, ele estaria em vantagem, isso quer dizer que ele teria tido sucesso em sua ação.

Em casos em que a situação ainda se mantenha neutra, considere-o em vantagem.

Por trás das cortinas

Matheus “Guax” é um game-designer amador, ilustrador e apaixonado por RPG. Como mestre, e até como jogador, sempre teve vontade de trazer novas pessoas e personalidades para essa comunidade. Ao aproveitar conceitos do minimalismo e de ux design, ele desenvolveu esse sistema, que tem o foco nos participantes da mesa, na facilidade de entendimento, e na flexibilidade das regras.